segunda-feira, 13 de junho de 2011

“Desafios da instituição escolar”


Um dos aspectos desafiador da instituição escolar diz respeito a sua administração e seu modelo de gestão. A escola não deve ser apenas uma instituição que reproduza os conhecimentos inerentes à estrutura sociológica da classe burguesa.
Quando a escola se organizar será uma instituição de importância fundamental à sociedade, introduzindo a população  no patrimônio cultural, assim exercerão seus direitos de cidadania, conquistando melhores condições de vida e trabalho.
Como um espaço onde se deve imperar a liberdade de idéias, a escola deve exercer o seu papel transformador dentro da sociedade com base num sistema de ensino mais justo, democrático e igualitário.
Outro aspecto também desafiador para escola é a questão do fracasso escolar que se constitui de fatores não facilmente identificáveis.
Os educadores que acreditam ser possível mudar o quadro das desigualdades educacionais, enfrentam muitos obstáculos. O pensamento de incapacidade no cotidiano das escolas impede que os profissionais desta área desenvolvam sua capacidade.
Partindo da capacitação dos professores e profissionais da área, e buscando conhecer melhor seus alunos, toda escola deve envolver-se num trabalho de coletividade.
Os desafios da instituição escolar são muitos, mas devemos buscar meios e projetos para juntos construirmos o sucesso da escola.

Referencias bibliográficas
·         texto: espaço escolar. Disponível em:       
 (acesso em 10.06.2011).
·         GUIA DE ESTUDOS DE PEDAGOGIA, “Pedagogia: planejamento, processos pedagógicos, problemas contemporâneos” Ano 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário