terça-feira, 7 de junho de 2011

“A multidimensionalidade da instituição escolar”


A escola se constitui num espaço multidimensional  onde estão relacionadas os aspectos humanos, sociais, sócio-políticos e culturais. Em nossa cultura ela é a instituição responsável por promover o ensino e a aprendizagem.
Dentre suas múltiplas funções,  a escola  se propõe  ensinar a ler, escrever e a contar, porém possui ainda um papel muito mais amplo e complexo em sua relação com a educação e a sociedade.
Neste contexto amplo e diversificado, torna-se também tarefa da escola:
·         Disciplinar e formar o indivíduo para a convivência em sociedade.
·         Alfabetizar e desenvolver a autonomia do aluno, de forma que o faça não apenas compreender os códigos da linguagem, mas que o capacite a interpretar e interagir com os diversos gêneros da escrita.
·         Transmitir ao sujeito os conteúdos das diferentes áreas do conhecimento: matemática, história, geografia, artes, ciências etc.
·         Socializiar os conhecimentos que a humanidade acumulou.
·         Desenvolver a capacidade crítica e reflexiva dos alunos, contribuindo para a formação de sua consciência política e social e ajudando a se situarem melhor no mundo em que vivem.
·         Despertar as capacidades e habilidades dos alunos trabalhando suas potencialidades.
·         Prover conhecimentos das diversas culturas existentes (costumes, linguagens, organizações políticas e sociais de outros povos e países) de forma que  o aluno entenda a pluralidade cultural em que o mundo está organizado.
·         Profissionalizar. Instrumentalizar o aluno com conhecimentos e práticas que o auxilie em sua vida profissional.
Considerando, portanto, este contexto multifacetado da escola pode-se compreender então, sua importância contribuitiva na construção e consolidação das idéias e valores que nossa sociedade abraça.
Buscando refletir o sistema em que a educação se organiza levando em consideração todas as teorias pedagógicas e os processos envolvidos nas práticas educativas, um termo muito importante presente nas relações escolares é a didática.
A didática se propõe a discutir todo o processo de ensino-aprendizagem e torna-se fundamental na compreensão do multidimensionamento em que se encontra a escola e a educação. Ela trata de termos relacionados aos saberes docentes e o modo em que as teorias pedagógicas são aplicadas nas práticas educativas norteando as relações entre educadores e educandos.
Com o intuito de desenvolver um olhar diferente, a  didática pretende compreender as mediações presente nas relações escolares, de forma que  permita a troca de conhecimentos e experiências resultando efetivamente em saberes docentes e no aprimoramento da aprendizagem. O professor, todavia, deve em sua trajetória profissional buscar sempre atualizar seus conhecimentos desenvolvendo uma formação continuada para melhor atender as necessidades de seus alunos.
 “Pode-se descrever a escola como lugar de encontro e de convivência entre educadores e educandos...” (Profª  Ms. Bárbara Cristina Moreira  Sicardi).
A didática, então, tida como uma reflexão sistemática dos processos de ensino e aprendizagem é um dos fatores que sustentam esse bom relacionamento entre os agentes constituintes da escola, onde pode-se acrescentar, além de professores e alunos,  os diretores, coordenadores, inspetores, bem como a participação da família e da comunidade.
A instituição escolar não pode ser vista apenas como um espaço de transmissão de conhecimento deve-se considerar a importância da dimensão humana em que está inserida.
Paulo Freire, num trecho do poema “Escola...” nos lembra desse aspecto humano da escola e da relação fundamental dos sujeitos que a forma.
“Escola é, sobretudo, gente,
gente que trabalha, que estuda,
que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente, o coordenador é gente,
o professor é gente, o aluno é gente,
cada funcionário é gente...
E a escola será cada vez melhor
na medida em que cada um
se comporte como colega, amigo, irmão...”
Paulo Freire.
A escola com toda sua multidimensionalidade deve, portanto, assumir um papel transformador dentro da sociedade atual. É claro que a educação não pode ser considerada como “panacéia” para todos os problemas da humanidade. Contudo, a instituição escolar, pode sim, contribuir muito para a construção de uma sociedade mais justa e menos desigual, consciente de seus valores e ideais e que respeite a cidadania de todos os membros que a integram.
Ilustração – “Pintando o novo quadro da educação”
Fonte: Banco de dados

Referencias bibliográficas    
  • GUIA DE ESTUDOS DE PEDAGOGIA, "Pensamento Pedagógico Brasileiro e o Sujeito Coletivo" Ano 2009.
  • CANDAU, Vera Maria Ferrão (org). A didática em Questão. 23. ed. Petróólis: Vozes, 2003.

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