terça-feira, 21 de junho de 2011

Reflexão sobre as políticas de infância em nossa região

Fonte: Banco de imagens

Desde 13 de julho de 1990 temos uma legislação protetora da infância e adolescência no país. Na lei 8069 a palavra proteção norteia o conteúdo dos 267 artigos que se distribuem em 2 livros.
Em nosso município (São José dos Campos) a aplicação das leis do Estatuto da Criança e do Adolescente tem favorecido a muitas crianças.
Há um órgão municipal chamado Fundhas onde  frequentam crianças de baixa renda que ali recebem alimentação, uniforme, aulas variadas como artesanato,  reforço escolar, orientação pedagógica e contam com a assistência de especialistas de  diversas áreas do conhecimento.
Conforme a idade as crianças atendidas são encaminhadas para cursos de qualificação profissional onde após estarem aptas são contratadas por firmas que mantêm convênio com a prefeitura.
Há pelo menos uma sede da Fundhas em cada região da cidade o que possibilita um número considerável de crianças beneficiadas.
São José também possui um antigo prédio na região norte onde acontece projetos culturais envolvendo a comunidade, como aulas de instrumentos musicais, cinema, palestras, eventos artísticos gratuitos aberto a população local.
A administração municipal atual tem investido em creches como CECOI (Centro Comunitário de Convivência Infantil)  e escolas de horário integral para famílias carentes, onde seus filhos recebem alimentação e cuidados necessários.
O projeto antidrogas nas escolas tem conseguido envolver toda a comunidade em prol da conscientização de crianças e jovens.
O conselho tutelar da cidade esta sempre presente quando há necessidade de sua intervenção.
A fundação Cassiano Ricardo oferece a crianças carentes e de baixa renda cursos desde instrumentais, artesanais, e dança como ballet onde crianças surpreendem a todos com seus talentos e conquistam posições de destaque.
Adolescentes atuam como agente cidadão em repartições publica e  projetos de empresas e da prefeitura proporcionam a esses menores a oportunidade de conhecimento que fará toda diferença na sua qualidade de vida.
Porém a demanda é grande e existem ainda muitas crianças morando em assentamentos distantes da cidade onde dificulta a possibilidade de visão de acontecimentos para intervenção.
Precisamos olhar como Cristiane Gandofi olhou pra criança que estava no farol no texto “Entre o Shopping e o Farol” e apesar de pagarmos nossos impostos precisamos estar sensível ao próximo e fazer a nossa parte para que o Estatuto da Criança e do Adolescente tome forma em nossas vidas e que venhamos ser a ponte necessária para que a lei se cumpra para os menos favorecidos porque no meio da escuridão se pudermos ser luz  vamos brilhar.
Acredito que há muita coisa para fazer ainda em nosso município. À comunidade e a sociedade precisam se conscientizarem da responsabilidade que nos é dada, participando destes momentos de cidadania.
Falando em cidadania, sem possuir moradia decente não há cidadania. Em nosso município existem projetos de moradia popular, tirando da áreas de risco famílias inteiras, porém na grade maioria dos casos, somente quando ocorre algo de trágico como desastres naturais, nestes casos a defesa civil esta presente juntamente com as assistentes sociais para orientar a população.
O estatuto da criança e do adolescente possui a palavra proteção como um dos princípios fundamentais que norteiam as leis e artigos nele registrados, contudo é necessário a conscientização e a participação atuante da sociedade para que tais leis se cumpram e a proteção efetiva e integral de nossas crianças e adolescentes seja  assegurada como previsto em seus direitos.
Somos a outra parte somos olho a boca e a voz daquele que não a tem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Referências bibliográficas
·         ECA/20 ANOS: O QUE TEMOS A COMEMORAR?. Brasília – Disponível em: http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=21708
 (acesso em 18.06.2011).
·         ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA ESCOLAR. Disponível em:
·         A INFÂNCIA E O BICHO-PAPÃO. Disponível em:
·         A EDUCAÇÃO NO DEBATE ELEITORAL – Disponível em: http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=23936
 (acesso em 19.06.2011).
·         ENTRE O SHOPPING E O FAROL. Disponível em:
·         CIDADANIA INFANTIL EM NOSSO PAÍS. Disponível em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário