segunda-feira, 13 de junho de 2011

Educação Inclusiva: "Ações desenvolvidas pelo Atendimento Educacional Especializado"


Sabemos que o oferecimento do Atendimento Educacional Especializado (AEE) é uma das garantias prevista na nova Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), para assegurar o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades nas escolas regulares. O AEE deve estar presente nos diferentes níveis, etapas e modalidades do ensino de modo a garantir a transversalidade da educação especial.
Constituindo-se oferta obrigatória dos sistemas de ensino, o AEE deve se articular com as propostas da escola comum, embora suas atividades se diferenciem das realizadas em sala de aula de ensino comum. Ele deve ser realizado no turno inverso ao da classe comum, na própria escola ou centro especializado que realize esse serviço educacional.
Dentre as ações e atividades desenvolvidas pelo AEE podemos citar:
·         Oferecimento de Tecnologia Assistiva (TA) – Pode ser definida como “uma ampla gama de equipamentos, serviços, estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências.” (Cook e Hussey • Assistive Technologies: Principles and Practices • Mosby – Year Book, Inc., 1995).
Os recursos oferecidos pela TA variam desde uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado. Estão incluídos brinquedos computadores, softwares e hardwares especiais, dispositivos para adequação da postura, equipamentos de comunicação alternativa, aparelhos de escuta assistida, materiais protéticos dentre outros.
Para selecionar , obter ou usar um instrumento de TA, profissionais especializados de diversas áreas prestam serviços como avaliações, experimentação e treinamento de novos equipamentos.
·         Desenvolvimento e Produção de materiais especiais – São materiais didáticos e pedagógicos que visão suprir as necessidades específicas de cada aluno. Exemplos: Livros didáticos e de leitura adaptados, tesoura adaptada, pastas de comunicação, material pedagógico para o ensino de libras, textos transcritos para o Braille, jogos adaptados, etc.
·         Orientação e formação de professores – Cabe também ao AEE a capacitação dos professores do ensino comum, auxiliando-os na identificação e utilização dos recursos disponíveis, visando as especificidades de cada aluno.
Em suma a inclusão é um processo de construção que necessita de investimentos tantos materiais (condições físicas para os ambientes escolares, novos matérias didáticos, novas tecnologias etc.) quanto humanos (formação docente, discussão curricular, novas concepções de aprendizagem, etc.). Tudo isso revela o grande desafio de construir espaços educacionais inclusivos que promovam a tão almejada EDUCAÇÃO PARA TODOS!

Referencias bibliográficas
·         POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Brasília – janeiro de 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf (acesso em 01.03.2010).
·         APRESENTAÇÃO SOBRE AEE. Disponível em:
·         TECNOLOGIA ASSISTIVA. Disponível em:

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